Casamentos Felizes – 4 livros com 4 vinhos – Caminhos Cruzados - A paixão do novo Dão

Casamentos Felizes – 4 livros com 4 vinhos

O que faz um casamento feliz? Encontro, (algum desencontro), surpresa, emoção, drama?  Estas são sugestões de casamentos entre livros e vinhos que têm tudo isso e mais um pouco. Experimente a harmonia destas junções e conte-nos o resultado.

Se também é fã desta combinação não perca a nossa rúbrica mensal Vinho & Livros no nosso canal de youtube. Em cada episódio falamos um pouco sobre esta harmonização, não perca!

 

Flores – Afonso Cruz & Titular Colheita Tinto 2018 

"As lágrimas não são todas iguais. Quimicamente, as lágrimas provocadas pelo descascar de uma cebola são diferentes daquelas que choramos quando enterramos o nosso pai. As lágrimas, todas elas, contêm óleos, anticorpos e enzimas. As que chorei nesse dia em que atirei uma pá de cal para o buraco onde enterraram o pai tinham, além das partículas que o microscópio deteta, a tristeza imensa de não podermos partilhar mais uma garrafa de vinho. Uma coisa são lágrimas de cebola e outra são lágrimas do coração."

Neste livro absolutamente maravilhoso, Afonso Cruz leva-nos num passeio lindo e angustiante pelas nossas memórias, ou melhor, pelo terror de as perdermos. Esta é a história do senhor Ulme, uma personagem que trago gravada desde que li o Flores. Um livro delicado, doce e doloroso, como toda a boa literatura deve ser. Casa muito bem com o Titular Colheita Tinto 2018, um tinto elegante, que enche a boca e nos conquista um pouco mais a cada gole.

São ambos, livro e vinho, para desfrutar com calma e devoção.

https://www.youtube.com/watch?v=aEqqQUunq54&t=41s

 

Lá, onde o vento chora – Delia Owens & Titular Colheita Branco 2020

“Os rostos mudam com as agruras da vida, mas os olhos continuam a ser uma janela para o passado.”

É no cenário lindo de um pântano americano, descrito ao detalhe, mas sem nunca perder a nossa atenção, que Delia Owens nos conta a história de Kya. É um verdadeiro coming of age desta menina e mulher que ultrapassa a tristeza, a desgraça e acima de tudo a solidão. A vida de Kya, intervalada com um entusiasmante julgamento de homicídio, prendem-nos do início ao fim e deixam-nos com aquele nó na garganta como só as grandes histórias conseguem. Para casar com todo o cenário encantador, só o Titular Colheita Branco 2020, um vinho delicado e perfumado com profundidade e nervo.

Juntos, estes dois vão noite fora em perfeita harmonia.

https://www.youtube.com/watch?v=Kck0Etj-LOE&t=9s

 

A noite em que o Verão acabou – João Tordo & Titular Rosé 2020

“As (borboletas) monarcas migram à procura de uma vida melhor. Talvez as nossas próprias vidas não sejam assim tão diferentes. Crescemos à procura de abrigo, evoluímos na tentativa de encontrar um refúgio onde a dor não nos encontre com tanta facilidade; onde nos sintamos quentes, acolhidos. Pelo caminho, tal como as borboletas, a maioria de nós perde-se. Somos levados pelos ventos, arrastados para longe da rota pelas vicissitudes do tempo; passamos uma vida inteira na periferia de nós mesmos, quando o paraíso está mesmo ali, invisível aos nossos olhos frágeis, cegos pela promessa de luz”.

Este que é o primeiro thriller do autor, acaba por ser muito mais. É um verdadeiro cocktail de mistério, suspense, romance e um retrato cómico-depressivo da realidade quotidiana tão característico do João Tordo. É um livro que nos fala de nós: de família, de paixões, de sonhos e desilusões, de mentiras cruéis e piedosas, do que somos capazes de fazer quando chegados ao limite. É um livro maravilhoso que tem tanto de doce e subtil como de violento e esmagador.

Um verdadeiro page turner que só poderia casar com o nosso Titular Rosé 2020, um vinho delicioso e irresistível.

https://www.youtube.com/watch?v=9sFLUjdAWqg&t=15s

 

As intermitências da Morte – José Saramago

“De Deus e da morte não se tem contado senão histórias, e esta é mais uma delas.“

Livro de leitura obrigatória de um génio maior da literatura Portuguesa, As intermitências da morte mostram-nos um dos traços mais distintivos de Saramago – o humor sublime. Sem lugares proibidos ou decoro na história a contar, esta é a história da morte. Uma perspetiva única e imperdível sobre os homens, o que nos move e o que, verdadeiramente, nos mata. Este livro imperdível casa com o Caminhos Cruzados Alfrocheiro 2016, um tinto complexo, evoluído, cheio de recantos a descobrir.

Merecem, os dois, a nossa total atenção para serem bebidos sem deixar escapar nenhum detalhe.

 https://www.youtube.com/watch?v=UZWNA9RuhKE

 

Texto por
Lígia Santos

 

Deixe um comentário

Por favor esteja ciente que comentários devem ser aprovados antes de serem publicados