VINHAS

A empresa (vinhas e adega) situa-se na zona do Dão, na região da Beira Alta, no centro Norte de Portugal, mais especificamente em Nelas. A região do Dão está protegida dos ventos pelas serras do Caramulo, Montemuro, Buçaco e Estrela, reunindo assim condições geográficas excelentes para a produção de vinhos.

As vinhas desta região situam-se entre os 400 e os 700 metros de altitude, em planaltos de solos xistosos e graníticos de pouca profundidade, onde abundam os pinhais, produzindo vinhos encorpados com elevada capacidade de envelhecimento. Apresentam uma grande variedade de castas, entre as quais a Touriga Nacional, Alfrocheiro, Jaen e Tinta Roriz (nas variedades tintas) e Encruzado, Bical, Cercial, Malvasia Fina e Verdelho (as variedades brancas).

A Quinta da Teixuga é uma propriedade de 42 hectares, onde as vinhas rodeiam a imponente Adega.

Nas parcelas de vinhas da “Teixuga?, algumas com idades médias de 50 anos, podemos encontrar as melhores castas da região do Dão, entre elas Touriga Nacional, Tinta Roriz, Jaen, Alfrocheiro (nas variedades tintas); Malvasia-Fina, Encruzado e Bical (nas variedades Brancas).

Na Quinta da Teixuga decorre um projecto de recuperação de vinhas velhas com o grande objectivo de devolver a vivacidade das castas e dessa forma, manter vivo um património único. Em paralelo, o projecto de plantação de vinha nova, assenta em novas variedades que, em equilíbrio com as castas emblemáticas do Dão, são a matéria para composições vínicas de excepção.

Em 2019 teve início o processo de reconversão de uma parcela de vinha com cerca de 1ha, onde estão plantadas 4200 videiras de casta de Touriga Nacional, para uma vinha biológica. Este processo terá a duração de cerca de 3 anos.