Nove boas razões para beber vinho – Caminhos Cruzados - A paixão do novo Dão

Nove boas razões para beber vinho

Aqui estão nove boas razões para abrir uma garrafa de vinho:

 Investigadores da Harvard Medical School publicaram um estudo em que se confirma que o resveratrol - um componente encontrado na pele das uvas tintas, estimula a produção de uma proteína que tem benefícios anti-envelhecimento.

Assim, e sempre que seja acompanhado de uma dieta saudável e de exercício físico, um copo de vinho por dia pode dar mais alguns anos de vida. Tentar não custa, certo?

 

 2. Melhora a memória

Mais uma vez, o querido resveratrol. Estudos apontam que as pessoas que ingerem esta substância presente na pele das uvas tintas evidenciavam mais capacidades para reter novas palavras e têm melhor desempenho do hipocampo, a parte do cérebro que está associada à formação de novas memórias, aprendizagens e emoções. No entanto, quando ingerido em demasia, já todos conhecemos o efeito de alguns copos de vinho na perda de memória – ainda que momentânea – acerca de eventos da noite anterior.

 

 3. Acompanha melhor as refeições

 Não dá para negar que o vinho traz mais alma e alegria a qualquer refeição. É a bebida mais antiga a promover harmonizações das mais variadas. A escolha do vinho certo vai elevar qualquer prato e tornar muito mais interessante a combinação de sabores.

 

4 - Relaxamento 

É só ouvir a rolha a sair da garrafa que o cérebro recebe imediatamente a mensagem certa: relaxe. Um bom copo serve para relaxar após um dia cansativo de trabalho, e há até estudos que demonstram que se consegue dormir melhor quando ingerimos vinho ao jantar. Por ser um instrumento tão poderoso, até já há quem o associe a outras rotinas de relaxamento como o Yoga e a meditação.

 

5 - Sociabilidade

Ainda que seja muito bom desfrutar de um bom copo sozinho, o vinho tende a ser uma bebida social. Uma garrafa pede para ser compartilhada. Dividir um vinho é dividir uma experiência, um momento, um prazer. Quantas confidências já foram feitas à volta de uma garrafa de vinho?

 

6 - Cultura 

O vinho é o espelho da cultura de um povo. É um testemunho da nossa história. Beber vinho, de certa forma, está sempre ligado a uma história. Basta pensar que cada produtor e cada rótulo possuem um passado, uma razão de ser. Um verdadeiro apreciador de vinho tem sempre muito para conhecer e provar, num exercício infindável e delicioso.

 

7 - Romance 

Nunca se viu um pedido de casamento regado a cerveja. Ou a água. O vinho é a bebida romântica por excelência. Tudo conspira a seu favor nessas ocasiões: o ritual do serviço, a sensualidade da bebida servida em copos elegantes, o teor alcoólico na medida certa, a garrafa compartilhada.

 

8 - Celebração 

Sim, o vinho pode ser uma bebida de meditação, mas se olharmos para a história, o vinho sempre foi a bebida das celebrações. Hoje em dia não é diferente, cada momento importante de nossas vidas costuma ser marcado pela abertura de uma garrafa especial, selecionada para aquele momento, que será eternizado nas nossas memórias.

 

9 – Flexibilidade

O vinho é a bebida certa para qualquer momento. Está triste? Encontre conforto num copo de vinho tinto e ouça UB40 no eterno “red, red wine, stay close to me”. Está feliz? Estoure uma garrafa de espumante e brinde com quem mais ama, num levantar de braços eufórico. Está aborrecido? Vá à garrafeira e veja o tanto que ainda há a provar e descobrir. O vinho é um mundo com várias facetas, um sem fim de expressões e que nunca o vai entediar.

Está convencido? Visite-nos em https://caminhoscruzados.net/collections e descubra o seu vinho favorito.

 

Lígia Santos

Deixe um comentário

Por favor esteja ciente que comentários devem ser aprovados antes de serem publicados