A noite da Consoada, véspera de Natal, é um momento carregado de simbolismo e tradição, onde a atmosfera preenche-se de amor e generosidade. É época de juntar a família e os entes queridos, de dar abraços longos e sorrisos que iluminam! É um convite à partilha, à reflexão sobre o tempo que passou e à esperança no futuro.
Nesta época, o nosso mundo fica ainda mais especial, é a altura de sugerirmos os nossos vinhos para fazerem parte de momentos e brindes únicos à mesa! Entre os nossos diversos vinhos, selecionámos cuidadosamente quatro vinhos especiais, com carácteres distintos e uma qualidade inegável para complementar a noite da Consoada e acompanhar refeições especiais!
Clandestino Branco
A começar pelas entradas, sugerimos o Clandestino Branco, um vinho fresco e versátil. De coloração amarela citrina, os seus aromas expressivos a maçã verde, abacaxi, manga, pêssego e delicadas notas florais harmonizam perfeitamente com tostas de salmão fumado ou de sardinha, sapateira recheada, ostras, queijos de vaca curados, frutos secos e até mesmo foie gras. Na boca apresenta-se muito equilibrado, fresco e com uma acidez viva e persistente, sendo considerado um vinho com toques tropicais e leve, ideal para abrir o paladar!
Caminhos Cruzados Reserva Encruzado
Elaborado a partir da casta Encruzado e com coloração amarelo palha, o Caminhos Cruzados Reserva Encruzado é um monocasta, sendo oriundo de vinhas situadas na sub-região de Terras de Senhorim, entre os rios Dão e Mondego. Muito mineral e contido, este vinho é a opção ideal para aqueles que desejam confeccionar entradas empratadas neste Natal. A nossa sugestão é harmonizá-lo com lavagante com molho de manteiga, um prato delicado que pede um vinho de grande estrutura de pendor mineral. Os seus aromas complexos, com nuances citrinas e de frutos secos, envolvido por uma mineralidade cativante tornam-no irresistível! Além de exibir na boca muito volume e frescura.
Vinhas da Teixuga Branco 2ª Edição
Para uma típica Consoada portuguesa, um bacalhau tradicional não pode faltar! Para isso, sugerimos harmonizá-lo com o Vinhas da Teixuga Branco 2ª Edição, um vinho elaborado a partir de várias castas típicas da região existentes nas vinhas velhas da Quinta da Teixuga. Com um tom dourado, este vinho exibe aromas expressivos de alperce, avelã e delicadas notas fumadas de grande complexidade. Na boca, apresenta-se fresco, elegante e cheio, com um meio de boca explosivo. Um prato como o bacalhau tradicional, com grande riqueza de texturas e regado com muito azeite requer um vinho com maturidade e muito especial!
Teixuga Tinto
Para pratos com polvo, um vinho tinto profundo, elegante e puro harmoniza perfeitamente! Sugerimos o Teixuga Tinto, um vinho maioritariamente Touriga Nacional, a casta mais icónica de Portugal, salpicado por outras castas das vinhas velhas da propriedade. De coloração vermelha intensa e profunda, o Teixuga Tinto possui grande complexidade aromática. Na boca, caracteriza-se pelo seu ataque vivo e, de certa forma, emotivo, seguido de uma evolução de grande amplitude, finalizando com muita persistência e elegância. Por isso, o polvo, um prato nobre e de intensidade média, requer um vinho elegante, com várias camadas ideais para conjugar com os vários elementos do prato, um verdadeiro deleite para os sentidos!
Titular Reserva Encruzado
De coloração amarelo palha e monocasta, o Titular Reserva Encruzado apresenta-se como um vinho muito versátil e subtil, sendo um ótimo aliado para sobremesas variadas. Com notas citrinas e de frutos secos delicadas, este vinho é vivo e fresco, apresentando na boca excelente volume equilibrado pela acidez, com final longo e persistente. As sobremesas natalícias requerem um vinho com estrutura delicada e não muito marcante, para harmonizar perfeitamente com os seus diversos elementos.
Neste Natal, desfrute da magia em cada brinde com a Caminhos Cruzados! Em cada sabor, celebre a alegria desta época com vinhos que tornam os momentos em família ainda mais especiais!
Cheers!
Deixe um comentário